quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

 ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

               Santíssimo Patriarca São José, Pai adoptivo de Jesus, virginal Esposo de Maria, Patrono da Igreja Universal, Chefe da Sagrada Família, Provisor da grande família cristã, Tesoureiro e dispensador das graças do Rei da glória, o mais amado e amante de Deus e dos homens; a Vós elejo desde hoje por meu verdadeiro Pai e Senhor, em todo o perigo e necessidade, à imitação da vossa querida filha e apaixonada devota Santa Teresa de Jesus. Descobri à minha alma todos os encantos e perfeições do vosso paternal coração: mostrai-me todas as suas amarguras para compadecer-vos, a sua santidade para amar-vos, o seu amor para corresponder-vos agradecido. Ensinai-me oração, Vós que sois mestre de tão soberana virtude, e alcançai-me de Jesus e Maria – que não sabem negar-vos coisa alguma – a graça de viver e morrer santamente como Vós e a que vos peço neste mês, à maior glória de Deus e bem da minha alma. Ámen.

                       [Santo Henrique de Ossó – Catalunha: 1840-1896, in O Devoto Josefino, pag. 992-993]


0 - Honremos a São José. Amemos a São José. Confiemos em São José.

               Composição do lugar. Contempla à Beatíssima Trindade que te diz com amor: «Acudi a São José». Petição. Dai-me, Deus meu, a conhecer e amar as excelências e bondades do meu Senhor e Pai São José.

               Ponto primeiro. Honremos a São José, porque é o Santo mais honrado do Céu e da terra. Deus Pai o honrou confiando à sua custódia seu Filho Jesus e sua Filha Maria, as duas prendas mais amadas do seu coração. Deus Filho honrou a São José chamando-o Pai, obedecendo-lhe e confiando a sua vida à solicitude e cuidado de São José. O Espírito Santo O honrou entregando-lhe a sua Esposa, a Virgem Maria, por Esposa sua. Jesus e Maria, depois de O ter honrado estando-lhe sujeitos por trinta anos consecutivos, assistiram à sua preciosa morte. A Igreja O honra instituindo festas em sua honra, declarando-O Patrono de toda a Igreja, e assegurando que é digno São José de sumas honras e louvores. Os Santos, os fiéis todos invocam São José à porfia com um entusiasmo e amor sempre crescentes, como a Santo sem igual, socorredor em toda a necessidade, amparador em todo o trabalho, consolador em toda a tribulação e protector especial em todos os acidentes da vida e na hora da morte. Levantam-se por todo o orbe altares a São José, Igrejas, povos, cidades. Institutos religiosos, tudo em obséquio do Santo. Em dignidade e graça, em santidade e glória, não acharás, devoto Josefino, outro Santo, depois de Maria, mais honrado de Deus e dos homens… E só tu, alma minha, estarás tíbia, ou muda, temerás exceder-te, pusilânime, em honrar a São José, o Santo mais honrado de Deus e dos fiéis? Emenda-te.

               Ponto segundo. Amemos a São José, porque é o Santo mais amado de Deus. Quando um Santo é digno de maior honra, é porque é digno de maior amor; porque denota maior excelência e bondade a sua maior dignidade.

               Porque Deus ao escolher para um alto cargo ou honra a alguns dos seus servos, dá-lhes sempre as partes ou dons que lhes competem para desempenhá-lo bem. Se S. José, pois, é o Santo mais honrado de Deus, é porque é o Santo mais amado de Deus e por conseguinte o mais digno do nosso amor. Considera quanto ama Deus feito homem ao Santo bendito, pois chama-lhe Pai, e como tal, o beija, o acaricia, lhe obedece e lhe regala. Contempla como se os gorjeios e regalos que as crianças fazem com seus pais são incentivos e centelhas de amor, que chamas de amor divino sairiam da boca do Menino Jesus quando beijasse a São José. Vê ao Menino Jesus, brasa de fogo de amor, recostado sobre o peito de São José muitas vezes, contemplando Este os mistérios encerrados em Cristo e, roubando-Lhe Aquele com os seus latidos de fogo todo o coração, abrasando-o, esmiuçando-o e fazendo nele milhares de feridas de amor. Contempla e adora ao Menino Jesus. Fogo divino e abrasador, abraçado e suspenso do colo de seu Pai São José, enchendo-o de fervor com suas carícias. Princípio de amor o mais eficaz e estreito é este abraço divino… Oh! quem pudesse amar-Te, meu Santo, e abraçar-Te como Te amou e abraçou o Filho de Deus! Devoto Josefino: temerás exceder-te em amar ao teu Senhor e Pai São José? Quando O amarás tanto, ou à semelhança de como O amaram Jesus e Maria? Imita-os.

               Ponto terceiro. Confiemos com ilimitada confiança em São José. A confiança nos Santos deve-se ao poder da sua intercessão. E quem teve e tem maior poder de intercessão com Deus que São José? A maior eficácia das orações dos Santos – ensina São Tomás – depende da sua maior união com Deus. E quem mais unido a Jesus e a Maria que São José? Mandou São José a Jesus Filho de Deus, como Pai; mandou a Maria, Mãe de Deus, como Esposo, e conversou com eles pelo espaço de trinta anos com a maior intimidade. Jesus Cristo é a plenitude da graça, da glória e do poder. Maria é a Imperatriz soberana dos Céus e terra e dispensadora de todas as graças. Que não poderá, pois, o Santo bendito em favor dos seus devotos? As súplicas de São José têm força de mandatos com Jesus e Maria. Nenhum Santo no Céu pode chamar Filho ao Rei da glória, como São José; nenhum Santo pode chamar Esposa a Maria, Rainha dos Céus e terra, como São José. Que não podemos esperar, pois, com estes fundamentos, do poder de intercessão de São José? Oh!, tudo o podemos e devemos esperar. Dizem-no os Santos, repetem-no seus devotos, publicam-no todos os fiéis, por consoladora experiência: São José não é como os outros Santos, que socorrem numa necessidade. Este glorioso Santo, Senhor e Pai meu São José, socorre em todas. Nunca, jamais se ouviu dizer que nenhum saísse desconsolado, ao recorrer ao Patrocínio de São José. Duvidas, meu leitor? Pois eu te repetirei o que diz a Santa mais amante e amada de São José e que experimentou melhor que ninguém os benefícios da sua poderosa intercessão, a sem par heroína espanhola Santa Teresa de Jesus: «Só peço por amor de Deus, que o prove quem não me crer, e verá por experiência o grande bem que é encomendar-se a este Glorioso Patriarca, Senhor e Pai meu São José, e ter-Lhe devoção». Quem não confiará alcançá-lo todo por intercessão de São José?

[tradução «à letra» do espanhol – Santo Henrique de Ossó – O Devoto Josefino – ano: 1894]


Sem comentários:

Enviar um comentário