Grupo de Jovens Caminho de Vida

Reunimo-nos às Sextas -Feiras às 21.30




 “ Caminho de Vida é o nome do grupo de jovens que surgiu na Paróquia do Seixal, diocese de Setúbal, há quatro anos.


As músicas e letras que estes jovens foram elaborando e que agora apresentam no CD Caminho de Vida são expressão da sua profunda vida de oração pessoal, em grupo e em comunidade.

De um caminho de fé também partilhado através da música, reconhecida e premiada em festivais diocesanos de música católica.

O caminho de Vida torna-se caminho de esperança igualmente junto de quem espera por nós em Cabo Verde na missão Cabo Esperança no mês de Agosto. “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Que através deste trabalho, Jesus que é caminho, a verdade e a vida possa gerar em mim e em ti vida eterna”

Padre Marco Luís, Pároco do Seixal









A continuação do Caminho de Vida pessoal. O início de amizades que nos ajudam a Caminha até à verdadeira Amizade com o Senhor.
Há muitos jovens que querem aderir mais fortemente a Jesus Cristo, sem deixarem de lado tudo o que a juventude tem para oferecer. A adolescência é talvez o período mais desafiante e complexo que o ser humano experiencia. É nesta fase que se definem objectivos de vida concretos. Estamos, portanto, na emergência de um ser adulto. Por isso, é tão importante pegar nos jovens e conduzi-los a Cristo.

O pe. Marco sentiu esta importância de não deixar “fugir” da Igreja os jovens que iam terminar a catequese, e falou com a Cristina e o Pedro Silva para iniciar este desafio de formar e dirigir um grupo de jovens na paróquia do Seixal. Depois do seu sim, surgiu-me o convite de os ajudar nesta tarefa. Como era óbvio, eu não podia rejeitar esta proposta. Pensei para comigo “todos nós precisamos de ajuda a caminhar para Cristo e eu não fujo à regra”. Como tal, esta era a oportunidade perfeita de criar amizades que me ajudassem a caminhar, dentro de uma paróquia à qual tinha chegado há pouco tempo.

O dia 8 de Outubro de 2010 ficou marcado como a data da nossa primeira reunião. Ainda me lembro daqueles que entraram pela porta pensando que aquele encontro seria apenas um momento de preparação para o Crisma. Não deixava de o ser, mas ia muito para além disso. O desafio foi feito. “Jovens, este grupo, para além de estarem aqui para se prepararem para o Crisma, tem o objectivo de continuar a reunir-se, a caminhar e a fazer encontro com o Senhor depois da vossa confirmação”. Depois de alguma perplexidade, o sorriso abriu-se nas suas caras e todos aceitaram este chamamento de Deus.

Começámos logo com 2 objectivos principais a longo-prazo: ir às Jornadas Mundiais da Juventude e organizar um Campo de Férias para crianças carenciadas. Muitas outras actividades surgiriam de forma a arranjarmos fundo para estas finalidades.

Para iniciar o grupo faltava no entanto algo que nos identificasse. Um nome, um hino e um símbolo. Algumas semanas passadas e as coisas foram construídas. O nome Caminho de Vida veio representar aquilo que nós todos temos feito individualmente e que agora faríamos em conjunto. Um Caminho de Vida, sempre acompanhado daquele que é mais importante: Jesus Cristo. Foi com base nisto que criámos o nosso hino e o nosso símbolo.

Já estávamos identificados. Faltava a apresentação dessa identificação à paróquia e a consagração àquela que é nossa mãe: Nossa Senhora da Conceição. Foi dia 7 de Novembro 2010 que tal aconteceu. O grupo foi apresentado à paróquia, cantámos o nosso hino e rezámos a consagração a Nossa Senhora aos pés da nossa padroeira.

Caminho de Vida nas JMJ's Madrid 2011










Férias Apostólicas - Braga 2012