quarta-feira, 10 de junho de 2015

Percurso de Vida


Padre Marco Fernando da Silva Luís

Nasceu a 22 de Agosto de 1975 na freguesia de Almacave na cidade de Lamego, filho de Fernando Lopes Luís e de Maria Mota da Silva Lopes Luís. Foi batizado a 30 de Novembro de 1975 na Paróquia de São Miguel, freguesia de Pêra Velha, Concelho de Moimenta da Beira, Diocese de Lamego, por Monsenhor António Bento da Guia. Fez a sua primeira comunhão a 22 de Maio de 1983 na Igreja de Santa Maria Maior de Almacave na cidade de Lamego e a profissão de fé a 6 de Junho de 1985 na paróquia onde foi Batizado, onde igualmente foi crismado por D. António Castro de Xavier Monteiro, Bispo de Lamego, a 27 de Agosto de 1989.

 Fez os seus estudos primários e secundários na cidade de Lamego, tendo frequentado o Colégio da Imaculada Conceição e de S. Bento, escola secundária de Resende, bem como a Escola Secundária da Sé e Liceu Latino Coelho. Durante a juventude exerce a atividade agrícola em enquadramento familiar e complementar aos estudos. Desde a infância que se desloca de forma regular à Costa de Caparica, Diocese de Setúbal, onde seus pais adquirem casa. Em Outubro de 1995 Inicia o curso de Direito na Universidade Lusíada de Lisboa e que termina no ano de 2000 na mesma Universidade no Porto. Depois de alguns anos de juventude conturbada e com crises de fé tem uma reconversão em setembro de 1996 fazendo percurso espiritual com a Comunidade Maria, com sede em Roma, do Renovamento Carismático Católico. Desloca-se com alguma regularidade a Roma onde faz formação de animador na mesma comunidade.

Entra no Seminário Maior de São Paulo de Almada, Diocese de setúbal, a 13 de Setembro de 2000. No ano pastoral de 2002/2004 faz estágio pastoral na Paróquia de S. Paulo na cidade de Setúbal e em 2004/2006 faz estágio na Paróquia de São José no Feijó, Almada. 

Foi instituído no ministério de leitor a 25 de Janeiro de 2004, Festa da Conversão de São Paulo, na capela do Seminário. Foi instituído no ministério de acólito a 21 de Novembro de 2004, dia de Cristo Rei na Capela do Santuário Nacional de Cristo Rei em Almada.

Foi ordenado Diácono a 8 de Dezembro de 2005, dia de Nossa Senhora da Conceição, na Sé de Setúbal. Foi ordenado sacerdote a 16 de Julho de 2006, dia de Nossa Senhora do Carmo e XXXI aniversário da Diocese de Setúbal, na Sé de Setúbal, por Dom Gilberto Délio Gonçalves Canavarro dos Reis, Bispo de Setúbal. Celebrou missa no dia seguinte na Capelinha das Aparições em Fátima. Celebrou Missa Nova a 22 de Julho na Igreja de São José no Feijó, Almada e a 30 de Julho na Sé de Lamego.

Licenciou-se em Teologia a 25 de Julho (dia de São Tiago) de 2005 com a tese " A paróquia no mistério da comunhão eclesial".

Foi nomeado Secretário Episcopal a 25 de Julho de 2006, nomeado Assistente Diocesano do Renovamento Carismático Católico a 8 de Setembro de 2006, cargo que ocupou por quatro anos.

Foi nomeado Diretor do Ensino Superior de Setúbal a 25 de Setembro de 2007. 

De Setembro de 2006 a Julho de 2009 colabora na Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem na Moita.

Foi nomeado a 20 de Agosto de 2009 para o ofício de Pároco de Nossa Senhora da Conceição no Seixal, tendo tomado posse a 13 de Setembro.

Foi nomeado Assistente Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) a 4 de Agosto de 2010, tendo tomado posse com os dois assistentes adjuntos a 24 de Setembro do mesmo ano na Sé de Setúbal.

Foi nomeado para o Conselho de Presbíteros da Diocese de Setúbal a 15 de Fevereiro de 2011.

Foi nomeado Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Família a 30 de Setembro de 2013.

Publicou em Novembro de 2008 o livro " E vós, quem dizeis que Eu Sou?", Editora Paulus, com três edições esgotadas em três meses.

Em Junho de 2009 apresenta " Spes Vitae", edição Diocese de Setúbal, com seis edições.

Em Setembro de 2009 promoveu a publicação e fez o prefácio do livro " Os Anjos Rebeldes" de Francesco Bamonte, Editora Paulinas.

Em Junho de 2010 apresenta " Veritas Vitae", edição Diocese de Setúbal, catequese e orações.

Em Novembro de 2010 publicou o livro "Rostos de Esperança", Editora Paulinas, com duas edições.

Em Abril de 2011 promoveu a publicação e fez o prefácio do livro " O Escutismo" de Jacques Sévin, Editora Paulinas.

Em Junho de 2011 apresentou o livro " Com São Pedro no Seixal, a razão da festa", Edição da Paróquia do Seixal.

Em Junho de 2012 apresenta o livro " ProVocações de Amor", editora Paulinas, com duas edições.

Em Janeiro de 2013 promove o livro " Laogai, a perseguição dos cristãos na China", Edição Ajuda à Igreja que Sofre( AIS).

Em Junho de 2013 apresenta o primeiro livro de sua autoria " Sugestões que Movem à Santidade"(SMS),Editora Paulinas, com duas edições.

Em Dezembro de 2013 apresenta como Co-autor o livro " Memórias do Seixal", edição Paróquia do Seixal.

Em Março de 2014 organiza e apresenta o livro " Via Sacra Matrimonial", edição Ajuda à Igreja que Sofre.

Em Maio de 2014 promove e apresenta com o SDPFamiliar, a que preside, o livro " Como ser feliz com 1,2,3,.. Filhos?", Edição Paulinas. Em outubro de 2014 promove a tradução e apresentação em Portugal de "A Esperança da Família", do Cardeal Muller. Em novembro do mesmo ano promove apresentação e faz o prefácio do livro "Esposos e Santos, dez perfis de santidade conjugal" com a mesma editora paulinas.

Em dezembro de 2014 organiza com Pedro e Cristina Silva, publicação Fundação AIS o livro "Vim para Adorar-Te, orações e meditações", com 4 edições e mais de 15 mil exemplares em seis meses, com expressão da adoração eucarística diária na paróquia do Seixal.

Em maio de 2015 organiza e apresenta um livro de testemunhos sobre S. José com o título "S. José guarda-nos em Cristo".

Em Maio de 2015 apresenta o livro de Tereza Gonzalez, "Teu Nome Mãe", que serve como fonte de angariação de fundos para uma comunidade religiosa no Iraque, edição AIS.

No âmbito noticioso e musical: de 2007 a 2009 administra o sítio diocesano www.diocese-setubal.pt, como plataforma de notícias diárias da Igreja de Setúbal e cria o InSetnews com um conjunto de jovens voluntários, produzindo vídeos com entrevistas, reportagens. Em 2009 Co-produzem o DVD da Benção de Finalistas do ensino superior de Setúbal.

Em 2008 colabora com a Banda Terceira Margem na produção do CD " Meu Tudo", sendo Co-autor de Musica que intitula CD.

No âmbito social criou o Fundo de Esperança Solidaria no Natal de 2008, no âmbito do Ensino Superior de Setúbal, fundo de emergência para ajuda a alunos em dificuldade. Com o apoio da Rádio Mega Fm. Organizou a exposição de pintura " Traços de Esperança" que reverteu para o mesmo fundo bem como o concerto " Vozes de Esperança" que juntou artistas conhecidos e toda a comunidade académica da cidade de Setúbal. Ainda no âmbito social promoveu e organizou quatro edições do Torneio Solidário do Seixal com Centro de Estágios do Benfica localizado na paróquia do Seixal em prole de várias causas sociais.

Iniciou em 2008 o evento " A3 Jovem" com mais dois sacerdotes da diocese, envolvendo todos os sectores da pastoral juvenil da diocese. Acampamento anual com três edições decorridas, a primeira das quais com participação de seiscentos jovens. Evento com concertos, atividades radicais precedidas de catequeses preparadas pelos próprios jovens, rappel, slide, canoagem, Equitação, ateliers formativos e musicais, tenda de Adoração perpétua durante dos três dias.

Em Março de 2014 promove e apresenta o CD " Caminho de Vida", edição AIS, do grupo de jovens da paróquia com o mesmo nome no âmbito da missão Cabo Esperança a Cabo Verde que organiza em Agosto do mesmo ano.

Nos primeiros anos de sacerdócio promove encontros de formação espiritual para leigos e sacerdotes com convidados internacionais como: D. Dominique Rey, Bispo de Toulon, França (janeiro de 2009); Frei Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia (Abril de 2010), Pe. Francesco Bamonte, Presidente da Associação Internacional de Exorcistas (Janeiro de 2012).

Entusiasta da Nova Evangelização, participa e ajuda na organização de evangelizações de rua e porta a porta, participando em encontros internacionais como "Comunhão e Evangelização". Implica-se na vinda de novas comunidades de evangelização para a diocese como a Comunidade Shalom, após varias visitas ao Brasil. Mantendo uma relação próxima e com diversas parcerias com a Comunidade Canção Nova em Portugal.

Pregou retiros a grupos de jovens e comunidades religiosas, dos quais destaca a Associação Kerigma e a Província Portuguesa das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas).

Cultiva uma relação privilegiadas com vários Mosteiros que frequenta nos tempos de descanso desde o tempo de seminário, em França, Espanha e Portugal, com destaque para a Ordem da Imaculada Conceição (OIC), mais recentemente o Carmelo, acompanhando várias jovens que se tornam monjas.

Participou em 2005 no Meeting Internacional em Rimini, em Setembro de 2009 participou no Retiro Internacional de sacerdotes em Ars, França e em Junho de 2010 organiza a participação de um grupo de sacerdotes da sua diocese no encerramento do Ano Sacerdotal. Participou na Jornada Mundial da Juventude em Madrid (2011) e no Rio Janeiro (2013) com um grupo de jovens. Em Fevereiro de 2014 inscreve-se na Associação Internacional de Exorcistas como expressão de união de oração e preocupação com o sofrimento de tantas pessoas carentes de ajuda espiritual. Em Outubro de 2014 é admitido como capelão na Irmandade Militar de Nossa Senhora da Conceição de Lamego.

A pastoral da paróquia que dinamiza tem expressado a catolicidade da Igreja de varias formas, também pela vinda de convidados como por exemplo D. Rino Passigato, Núncio Apostólico (Junho de 2012), Seminarista chinês clandestino (Junho de 2013) Cardeal Saraiva Martins (Agosto de 2013), Frei Andrade, Santiago, Cabo Verde (Outubro 2013) D. Athanasius Schneider, Bispo do Cazaquistao (Fevereiro de 2014), Dr.Waldery Hilgeman,Postulador do Servo de Deus Cardeal Van Thuan (Novembro de 2014), D.Yousif Mirkis, arcebispo de Kirkuk, Iraque (Abril de 2015). Em Abril de 2014 encontra-se pessoalmente em Roma com o Papa Francisco com quem conversa e oferece várias publicações, trazendo como oferta do mesmo para Igreja do Seixal onde se encontra em exposição o solidéu do Papa.

Com a paroquia do Seixal organiza várias iniciativas de apoio aos cristãos perseguidos em ligação muito próxima à Fundação Ajuda a Igreja que Sofre. Destacando a Missão Iraque, fevereiro de 2015, uma semana de Adoração e penitência pelos cristãos perseguidos no Iraque.

Desde Fevereiro de 2014 a Maio de 2015 faz a consagração ToTus Tuus segundo o método de São Luís Maria de Monfort, consagração total à Virgem Santíssima, com mais de 300 pessoas que acompanhou neste itinerário na Igreja do Seixal. Em Junho de 2015 é nomeado para a Paroquia de Santiago de Almada.

O seu lema sacerdotal:


" Por Maria, esperança e verdade, em Cristo"





Sem comentários:

Enviar um comentário