quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Homilia da Missa da Noite de Natal

Igreja do Seixal - 2014

Pe. Marco Luis



  Nesta Santa Noite de Natal queria convidar-vos a olharmos para Jesus com os olhos de São José. Contemplamo-lo junto à Virgem Maria em todas as horas e também nesta hora em que Maria dá à luz o nosso Salvador, o Filho do Altíssimo. O lugar de José no presépio é discreto e ao mesmo tempo tão privilegiado.

   São José recebeu Nossa Senhora como também nós queremos receba-La, amá-La, respeitá-La, para assim recebermos e amarmos verdadeiramente Jesus Cristo, nosso Salvador. S.José acolheu a Vontade de Deus, como também nós queremos cumprir prontamente a mesma Vontade de Deus como nos ensina a docilidade do santo patriarca. S. José confiou nos desígnios de Deus como também nós queremos aprender a confiar, a ter fé. S. José que guardava Jesus foi guardado e inspirado pelos Santos Anjos, como nós queremos deixar-nos conduzir pelos nossos anjos da guarda. No coração de José entoará para sempre o cântico do glória da noite de Natal com que os anjos cantavam glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados.

   S. José acolheu o Salvador nos seus braços e nos braços de Jesus Cristo expirou no fim da vida alcançando a salvação eterna, também nós em cada Eucaristia recebemos Jesus que nos salva. S. José no meio de trabalhos e tribulações da vida tornou-se modelo de paciência e confiança na Providencia de Deus que sempre cuida de nós no meio das canseiras e perigos desta vida. S. José que com Maria e Jesus viveu refugiado no Egipto ensina-nos que Jesus é o nosso próprio refúgio na vida e nos faz rezar por todos os refugiados com que o nosso tempo é marcado e de forma especial nas noites frias de Natal. S. José venceu o ódio de quem procurava tirar a vida ao Menino com o seu muito amor pelo mesmo Menino Jesus, vencer o mal com o bem é igual caminho para cada um de nós. S. José é o homem do silêncio que lhe permite ver a Deus feito criança, também nós no santo recolhimento da oração somos capazes de ver a Deus onde outros não vêm porque o olhar do amor faz ver o invisível. Deus que assumiu um corpo humano teve em S. José o fiel guarda e por isso o Justo José permanece o guarda do Corpo de Cristo que é a Santa Igreja. S. José é modelo de virtudes na esponsalidade e paternidade, Maria e José permanecem modelo para todas as famílias. 

  A Sagrada Família recorda -nos aquilo que cada Família é chamada a ser. Mas S. José permanece o mais discreto porque ele só se entende com Jesus no centro, ele é homem da verdade que gera a humildade que queremos imitar, de ter Jesus no centro das nossas vidas.

  Contemplar a José para viver com a sua fé: Ver Jesus com aqueles olhos clarividentes de fe, de tal modo que o que está oculto aos olhares cegos do mundo, José simplesmente aceita, acreditando com todas as consequências em Deus: “não temas, o Menino que vai nascer é Filho de Deus”. Homens e mulheres de fé são imprescindíveis para poder contemplar, como José, o indefeso e a todos os indefesos, para que assim cessem todas as formas de violência que tantos sofrimentos causam, e terminem as guerras, buscando soluções pacíficas e respeitosas da dignidade humana.

  Comecemos pelas nossas famílias, pela nossa comunidade, pelo nosso país, mas sem ficarmos fechados sobre nós mesmos saibamos ir mais longe, fazendo-nos intercessores junto de Deus nesta noite por aqueles que vivem a noite fria da solidão, a noite fria da guerra, a noite fria do campo de refugiados de Erbil no Norte do Iraque, a noite fria e longa da guerra entre irmãos na Palestina, a noite fria de tantos lares onde não se acolhe verdadeiramente este Menino que é Deus presente no meio de nós, o Príncipe da Paz. Com a nossa oração aquecemos todos esses corações no fogo do Amor Divino que esta noite revela e renova. Fazemo-lo com a ajuda de São José:" Não sei verdadeiramente como se pode pensar na Rainha dos Anjos, no tempo em que passou com o Menino Jesus, sem dar graças a São José, pelo auxílio que Lhes prestou", diz Santa Teresa de Jesus. É este mesmo auxílio que invocamos de São José para os nossos irmãos sem liberdade e sem paz esta noite, para celebrarem o Nascimento do Redentor. Estes nossos irmãos, em maior sofrimento, talvez segundo as palavras de Santa Teresa de Jesus se pareçam mais com o nosso " Rei que não teve casa a não ser o presépio de Belém onde nasceu e a Cruz onde morreu".

  Na mensagem que o Papa Francisco escreveu ontem aos cristãos do Médio Oriente, que sofrem a perseguição, o Papa pensa “especialmente” nas crianças, nas mães, nos idosos, nos deslocados e nos refugiados.
  
  “Este sofrimento brada a Deus e faz apelo ao compromisso de todos nós por meio da oração e de todo o tipo de iniciativa. Desejo exprimir a todos unidade e solidariedade, minha e da Igreja, e oferecer uma palavra de consolação e de esperança”.

  O Papa revelou também que espera ter “a graça de ir pessoalmente” visitar e confortar os cristãos do Médio Oriente.
   
  “Quis escrever-vos para vos encorajar e dizer como são preciosas a vossa presença e a vossa missão nessa terra abençoada pelo Senhor. O vosso testemunho faz-me muito bem”, explicou o Papa Francisco
  
 A celebração do Nascimento de Jesus é fortalecimento dos fiéis, no divino sacramento da Eucaristia Jesus fez-se nossa comida e nossa bebida, como rezamos na oração pós comunhão da Missa da Vigília de Natal. Nas orações pós-Comunhão da Missa da Noite, da Missa da Aurora e Missa do dia, acentua-se o pedido de que a alegria de celebrar o nascimento do Salvador corresponda à graça de viver uma vida santa, de conhecer o mistério de Deus com uma fé viva e caridade ardente, que na comunicação que Deus nos faz da Sua vida divina sejamos participantes  da sua imortalidade.

  Porque é que Deus se fez visível aos nossos olhos? A resposta está de forma clara no prefácio da Missa de Natal, " Pelo mistério do Verbo Encarnado nova luz brilhou sobre nós para, que contemplando a Deus visível aos nossos olhos, aprendamos a amar o que é invisível". E quem melhor que Maria e José para nos ajudarem a contemplar Jesus visível aos nossos olhos?!

  A terra exulta com a alegria do céu: que toda a criação exulte de alegria, com todos os anjos e Santos cantamos Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados: " Hoje nasceu o nosso Salvador, Jesus Cristo Senhor".


Jesus, Maria, José, nossa Família e Paróquia Vossa é!

Sem comentários:

Enviar um comentário