quarta-feira, 13 de maio de 2020

Atendimento Paroquial

Às quarta e sextas-feira, das 18:00 às 20:00, o Pároco estará na Igreja para atendimento de Cartório. 
Se possível, tentar marcar previamente via telefone.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Orientações da Conferência Episcopal Portuguesa para a celebração do culto público católico

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou hoje orientações para a celebração do culto público católico no contexto da pandemia Covid-19, com normas para higienizar os espaços e as pessoas e celebrar os vários sacramentos sem o contacto físico.
No documento enviado a CEP indica orientações para “antes da Missa”, “durante a Missa” e depois da Missa”, assim como para celebrações dos vários sacramentos, as exéquias, atividades formativas e procissões.
A higienização dos espaços, das pessoas e dos objetos de culto, a reserva de quatro metros quadrados para cada participante, o “obrigatório o uso de máscara” para todos e a adaptação de rituais litúrgicos para evitar o contacto físico vão marcar as celebrações no contexto da pandemia Covid-19.
Orientações da CEP (texto completo)

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Reabertura da Igreja

A nossa igreja abre todos os das de segunda a sexta feira das 16:30 às 18:30, cumprindo todas as medidas de segurança e recomendações da DGS.

Normas a ter em conta:

  • Desinfetar as mãos à entrada (disponível gel para o efeito)
  • Duas pessoas por banco
  • Não podem estar mais do que 8 pessoas na igreja
Para segurança de todos nós vamos ter a caridade de cumprir com estas regras e com as eventuais indicações que sejam transmitidas pelos zeladores da nossa igreja.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Curso Bíblico - 6.º encontro

É já amanhã, 5 Maio 2020 às 21:30, na sala virtual.

Sumário:

  • Instalação de Jacob e família no Egipto
  • Bênçãos de Jacob
  • Sua morte e sepultura em Macpela
  • A origem das 12 tribos de Israel
  • Começo do Livro do Êxodo
  • Situação de dura escravidão dos Hebreus
  • Nascimento de Moisés e sua ida para a corte do Faraó.
  • Salmo final: Sl 23: O Senhor é meu Pastor...(pág. 860).

Curso Bíblico online

É desejo do Pe. Armando retomar os encontros do 1.º Curso Bíblico da nossa paróquia.

Face aos momentos que vivemos serão em formato virtual e ocorrerão todas as terças-feiras às 21:30.

Todos os que desejarem participar e não tenham as credenciais de acesso, queiram solicitar-nos por mail que nós responderemos o mais breve possível.

domingo, 3 de maio de 2020

Comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa

1. Face ao controlo progressivo da pandemia provocada pelo coronavírus Covid-19 no nosso País e ao início de medidas de desconfinamento, reiteramos o nosso agradecimento à população em geral e aos cristãos em particular pela atitude responsável de prevenção ao longo desta situação, seguindo as normas e orientações da Igreja e das autoridades governamentais e de saúde.
Rezamos pelas inúmeras vítimas desta epidemia e seus familiares, estamos solidários com os doentes infetados por este terrível vírus e agradecemos o precioso trabalho dos que estão na linha da frente como os profissionais de saúde, as forças de segurança e os que trabalham nos lares e outras instituições sociais.
Manifestamos o nosso regozijo pela criatividade das comunidades cristãs na intensificação das formas de praticar a fé entre os jovens e nas famílias e pela ação sociocaritativa das instituições da Igreja para com os mais carentes e desempregados.
Comungamos do sofrimento de tantos cristãos privados da participação efetiva na celebração sacramental da Eucaristia, cume e centro da vida cristã, na esperança de um mais rápido reinício das celebrações comunitárias da Eucaristia, fonte da nossa alegria pascal.
2. O último comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa de 21 de abril anunciava “orientações gerais, em diálogo com as autoridades governamentais e de saúde, para quando terminar esta terceira fase do estado de emergência, com a retomada possível e gradual das celebrações comunitárias da Eucaristia e outras manifestações cultuais”.
3. Terminado o estado de emergência e tendo em conta os dados apresentados pelas autoridades de saúde e governamentais, percebemos que em Portugal a situação parece ter evoluído favoravelmente. Esperamos que se mantenha a responsabilidade cívica de todos os cidadãos, em atitude de prudência e de acatamento das decisões das autoridades governamentais e de saúde, para que não aconteça um retrocesso rápido da situação.
4. Através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-C/2020, que estabelece uma estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19, o Governo decidiu para 30-31 de maio, no que diz respeito a “cerimónias religiosas”, o reinício das “celebrações comunitárias de acordo com regras a estabelecer entre DGS e confissões religiosas”.
5. Tendo em conta somente estes elementos, a retomada gradual das celebrações comunitárias da Eucaristia, já anunciada pelo Governo, deverá iniciar-se, em princípio, a 30 maio, véspera da Solenidade do Pentecostes. A data depende ainda da avaliação que o Governo se propõe fazer da situação, nesta primeira etapa do desconfinamento. As Dioceses insulares terão em conta as indicações das respetivas autoridades regionais.
6. As celebrações dos sacramentos que implicam contacto físico, como as unções, devem ser adiadas para o próximo ano pastoral ou, nalguns casos particulares como o batismo e a unção dos doentes, podem ser realizadas com as devidas cautelas de saúde e normas de segurança.
7. Para o sacramento da Reconciliação, é preciso seguir as normas de segurança de saúde e garantir o devido distanciamento entre o confessor e o penitente, protegendo sempre o inviolável segredo da confissão.
8. As exéquias cristãs devem ser celebradas no templo (com celebração da Palavra ou da Eucaristia) e/ou no cemitério com a presença dos familiares, tendo em conta as normas de segurança que impeçam a transmissão do coronavírus.
9. As catequeses e outras ações formativas continuarão a ser realizadas apenas por meios telemáticos até ao final deste ano pastoral.
10. Procissões, festas, concentrações religiosas, acampamentos e outras atividades similares passíveis de forte propagação da epidemia ficarão adiados para o próximo ano pastoral.
11. As igrejas podem estar abertas durante o dia para visitas individuais, desde que se observem os requisitos determinados pelas autoridades de saúde.
12. Proximamente daremos indicações comuns sobre aspetos litúrgicos e medidas sanitárias a ter em conta nas celebrações e nos templos, as quais poderão ser utilizadas pelas Dioceses, em coordenação com as autoridades locais de saúde no que diz respeito aos procedimentos práticos.
13. Neste mês de Maio, imploramos a bênção do Senhor e a intercessão da Virgem Maria, para que sejamos livres deste grande flagelo, próximos daqueles que são mais afetados pelas dificuldades, orientados pela fé, diligentes na caridade e guiados pela esperança do Senhor ressuscitado que estamos a celebrar neste tempo de Páscoa.
Lisboa, 2 de maio de 2020

terça-feira, 21 de abril de 2020

Mensagem do Padre Armando


Caríssimos Paroquianos do Seixal,

Saúdo-vos a todos na esperança de que se encontrem bem e com boa saúde. 
Ao terminar uma reunião de catequistas da nossa Paróquia, feita por videoconferência, alguém me perguntou se eu não queria enviar uma mensagem à Paróquia. Como não sou nenhum expert nas novas tecnologias, logo aproveitei a "boleia".

Como tínhamos de ter a igreja fechada, e com a obrigação de nos confinarmos, resolvi refugiar-me em casa de familiares, pois não sei cozinhar. Mas tenho acompanhado toda a vida da paróquia, quer por whatsapp, quer por contacto telefónico. Além disso, e como é minha obrigação de pároco, rezo todos os dias, na missa diária, no ofício e no terço, por todos vós. Tentei celebrar a Semana Santa na nossa igreja e transmitir pela Internet. Contactámos a PSP e fomos aconselhados a não o fazer, pois havia ordens rigorosas para não permitir ninguém circular pelas ruas. Decidi então concelebrar em Santo André e transmitir também para o Seixal. Pedi à catequese e ao Agrupamento de Escuteiros que divulgassem esta informação, e sei que várias famílias acompanharam.

Nestes dias tenho rezado, lido e refletido neste acontecimento da Covid-19, e vejo que é verdade que Deus fala muitas vezes e de vários modos, como diz a Carta aos Hebreus.

De facto, o conceito de família cristã, como Deus a constituiu (um homem e uma mulher e "crescei e multiplicai-vos...") estava a desaparecer, e a ser substituído por outros conceitos de família, como sabemos. E a obrigação de as pessoas terem de se confinarem em família veio mostrar como a família cristã tradicional faz tanta falta., e que deve ser autêntica "igreja doméstica".
Depois o desejo do lucro a todo o custo leva as empresas, sobretudo as multinacionais, a deslocarem os seus colaboradores para longe, até para o estrangeiro e durante períodos longos, ignorando que têm uma família que precisa dele/a. Outros, levados pelo desejo de grandes ordenados, aceitam ir trabalhar para as "arábias" ou outros países, e por lá ficam meses e anos, esquecendo-se da família, e até organizando outras "paralelas". O importante é o dinheiro. É tudo engano do demónio.

Esta pandemia veio relativizar tudo, e obriga-nos a repensar tanta coisa. E como é consolador observar como o Espírito Santo inspira tantos gestos de solidariedade. Ele suscita no coração dos homens, tanto dentro da Igreja como fora dela, tanta generosidade e amor ao próximo manifestado quer na generalidade dos profissionais de saúde, quer na sociedade civil. Partilha de bens pelos mais necessitados, iniciativas para socorrer os que mais precisam de ajuda. E até a solicitude e zelo de tantas autoridades que se esquecem de si para servirem os outros. Ainda há muitos bons corações na humanidade!
Quanto ao futuro da vida da nossa paróquia, esperamos pelas orientações que serão dadas em Maio, quer pelas autoridades sanitárias e civis, quer pela Conferência Episcopal, logo decidiremos com os responsáveis dos grupos paroquiais.

Para já, rezemos uns pelos outros, aceitando em paz a vontade de Deus, mesmo que não nos agrade.

Saudações minhas para todos vós. Acreditai que vos tenho a todos no meu coração.

O vosso Pároco
Armando Augusto Azevedo

sábado, 4 de abril de 2020

Celebrações Pascais 2020

Tendo em conta que as medidas de contingência se tornaram ainda mais restritas, sobretudo para o nosso Concelho, não haverá celebrações na nossa Paróquia durante a Semana Santa.

Mas são muitas as ofertas online que temos ao nosso dispor, podendo mesmo acompanhar o nosso pároco em algumas delas:
  • Domingo de Ramos pelas 10h podemos assistir à celebração presidida pelo Sr Bispo através do site Diocese de Setúbal 
  • Missa diária: Seg/Ter/Qua. Facebook dos Dionianos
  • Ceia do Senhor: Quinta-feira Santa, Missa da Última Ceia/Lava pés pelas 21h, presidida pelo Sr Pe. Armando na igreja de Santo André e transmitida pelo site da Paróquia
  • Paixão do Senhor: Sexta feira Santa pelas 15h, celebração presidida pelo Sr Bispo na Sé, assistir pelo site da Diocese de Setúbal 
  • Vigília Pascal: Sábado Santo, Vigília Pascal, pelas 21h, presidida pelo Pároco de Santo André e transmitida pelo site da paróquia 
  • Domingo de Páscoa, pelas 11h, celebração presidida pelo nosso Pároco, Pe. Armando e transmitida pelo site Paróquia de Santo André

sábado, 14 de março de 2020

Igreja em Rede

Diocese de Setúbal propõe itinerário de oração, formação e celebração em ambiente digital

A Diocese vai disponibilizar através dos seus canais de comunicação um conjunto de conteúdos e transmissões para acompanhamento da Eucaristia.

Conheça todas as iniciativas

COVID-19 Atualização da Nota Pastoral

Atualização da Nota Pastoral sobre a atual situação de saúde pública.

Diocese de Setúbal

sexta-feira, 13 de março de 2020

Diocese de Setúbal suspende celebrações comunitárias das Missas a partir de dia 14 de março

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) determinou hoje a suspensão da celebração comunitária das Missas, até “ser superada atual situação de emergência”. Em conformidade com estas orientações, na Diocese de Setúbal, as celebrações ficam suspensas já a partir deste sábado, dia 14 de março.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Promessas de Dirigentes 253-Seixal

É já no próximo sábado, 1 Fev 2020 missa das 18h, que a família do 253-Seixal fica maior, temos as promessas de duas novas dirigentes:
  • Carina Silva
  • Sandra Carrilho
Vamos todos estar presentes neste momento tão importante da vida do nosso agrupamento.