sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Santo Natal 2015

 
SANTO NATAL
 
" E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós; e nós  vimos a sua glória, glória como de Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade"

(Jo 1,14)
 
 
 
 
 
 "Hoje, caríssimos irmãos, nasceu o nosso Salvador. Alegremo-nos. Não  pode haver tristeza no dia em que nasceu a vida, uma vida que destrói o temor da morte e nos infunde a alegria da eternidade prometida."
 
S. Leão Magno, Papa


terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Tempo de Natal na Paroquia do Seixal


24 Dezembro




19:00 - Missa Vespertina
00.00 - Missa do Galo

 
25 Dezembro - Natal do Senhor
 
10.00 - Missa
12.00 - Missa
 
 
27 Dezembro - Dia da Sagrada Família
 
10. 00 e 12.00 Missa - Bênção dos Casais


 (dias 29 e 30 não haverá missa)

 
31 Dezembro

19.00 - Missa de acção de graças pelo ano  2015


1 Janeiro - Santa Maria Mãe de Deus

10.00 - Missa
12.00 - Missa
 

3 Janeiro - Epifania do Senhor

10.00  - Missa com Bênção das crianças


 

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Papa faz 79 anos. Francisco é “aquilo que prega, mostrando ternura e proximidade”

17 Dez, 2015 - 07:07 • Aura Miguel
 
Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, a 17 de Dezembro de 1936, filho de emigrantes italianos, e trabalhou como técnico químico antes de se decidir pelo sacerdócio, no seio da Companhia de Jesus.
                                     
Foto: EPA/Eric Thayer
 
O Papa celebra esta quinta-feira o seu 79 º aniversário. Andrea Torniell, vaticanista italiano do diário “La Stampa” e responsável pelo site “Vatican Insider”, conhece Francisco desde os tempos em que ainda não era Papa.

Da sua relação de amizade com Jorge Mario Bergoglio - em entrevista à Renascença - destaca, sobretudo, a sua atenção a cada pessoa. Várias vezes o acompanhou a pé pelas ruas de Roma e reconhece que Francisco tem saudades dessa “liberdade”. Tornielli garante, no entanto, que agora Bergoglio é mais alegre e extrovertido do que nos tempos em que era cardeal e que o seu dia de aniversário é um dia como outro qualquer.

Como se pode definir a pessoa do Papa?
Um homem que encarna aquilo que prega e é capaz mostrar uma grande ternura e proximidade. É a sua principal característica. É claro que os Papas anteriores também viviam o que pregavam, mas a característica deste é mostrar proximidade para com as pessoas.

Conheceu pessoalmente Bergoglio, antes de ser Papa…
Conheci-o há dez anos, o primeiro encontro foi na Praça de São Pedro. Abordei-o para lhe dar um livro, ele não me conhecia e fiquei impressionado, porque não é sempre que um cardeal se disponibiliza para prestar atenção a um desconhecido. Ele ouviu-me, aceitou o livro, agradeceu-me muito e depois escreveu-me de novo a agradecer. Voltei a encontrá-lo várias vezes em casa de amigos, já era assim como é agora, com a sua faceta de padre espiritual, capaz de olhar para a vida da Igreja e ao mesmo para a vida das pessoas. Tal como hoje ainda faz, quando continua a confessar. Percebe-se que o que ele mais gosta é ser padre.

Falta-lhe ter mais contacto com as pessoas?
É difícil pensar que ele possa sair do Vaticano sem ser reconhecido, este é o problema. Faz-lhe falta poder sair sozinho, sem acompanhantes nem escolta, e poder entrar numa igreja, ir comer uma pizza ou fazer a vida que fazia dantes. Ele gostava muito de andar a pé, é difícil imaginar que o pudesse fazer agora, porque todos o reconheceriam.

Mudou alguma coisa, quando passou de Bergoglio a Francisco?
Sim, mudou: brotou dentro dele uma capacidade de sorrir e uma expressividade. Dantes era muito mais contido, era uma pessoa reservada.

Como pensa que vai passar o dia de anos?
Não me parece que ele goste de celebrações, nem de auto-celebrações. Mas será inevitável que, sendo o aniversário do Papa, venha a receber muitas mensagens de parabéns. Mas creio que, para ele, vai ser um dia igual aos outros.

A celebração, no entanto, começou já esta quarta-feira, no final da audiência pública semanal, com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro a cantar os “parabéns”; Francisco recebeu ainda um bolo especial, em forma de “sombrero”, oferecida por uma jornalista em nome do povo mexicano, que o aguarda na visita marcada para Fevereiro de 2016.

Bergoglio nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, a 17 de Dezembro de 1936, filho de emigrantes italianos, e trabalhou como técnico químico antes de se decidir pelo sacerdócio, no seio da Companhia de Jesus, licenciando-se em filosofia antes do curso teológico.

Resultado de imagem para logo renascença

 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Jubileu da Misericórdia: Igrejas Jubilares

 

DOM JOSÉ ORNELAS CARVALHO, BISPO DE SETÚBAL
 
DECRETO
 
Pela Bula Misericordiae Vultus ("O Rosto da Misericórdia") do passado 11 de Abril, o Papa Francisco proclamou para toda a Igreja um Jubileu Extraordinário da Misericórdia, com início a 8 de Dezembro de 2015 e termo a 20 de Novembro de 2016.
 
Este Jubileu Extraordinário da Misericórdia é um tempo favorável para que a Igreja, nos tempos difíceis que vivemos, contemple a misericórdia de Deus por toda a humanidade que Ele tanto ama e por cada pessoa individual por quem Cristo deu a sua vida e, nessa experiência da Misericórdia divina, redescubra a urgência da sua missão de levar a todos a certeza do Amor de Deus, consciente de que só Ele abre as portas da esperança para um mundo novo por que tanto ansiamos.
 
Como aconteceu no Jubileu do ano 2000, também o Jubileu da Misericórdia não será vivido apenas em Roma, mas em todas as Dioceses, como experiência extraordinária de graça e de renovação.
 
Para que isto aconteça, o Papa Francisco estabeleceu que na Igreja Catedral e noutras igrejas de cada Diocese se abra uma "Porta da Misericórdia" onde os fiéis, atravessando-a, possam ser abraçados pela misericórdia de Deus e se comprometam a serem misericordiosos com os outros, como o Pai o é connosco.
 
Assim, depois de ouvir o colégio dos consultores e outros responsáveis da Diocese, declaro lugares da nossa Igreja diocesana nos quais todos poderemos beneficiar das especiais graças deste Jubileu, acolher a palavra do perdão e da misericórdia e renovar o dinamismo missionário:
 
- A Igreja Catedral;
 
- O Santuário de Cristo Rei;
 
- O Santuário de Nossa Senhora de Atalaia;
 
- O Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel.
 
Igualmente, peço aos párocos que no próximo dia 13, III Domingo do Advento, procedam, numa das celebrações com maior participação de fiéis, à abertura solene da porta da igreja paroquial, como sinal e apelo do início do tempo jubilar na comunidade paroquial, em comunhão com a Igreja diocesana e universal, utilizando a proposta litúrgica já divulgada e convidando toda a comunidade paroquial a entrar em tempo jubilar.
 
Recomendo que, em cada Vigararia, se organizem, ao longo de cada semana do Jubileu, tempos em que as igrejas estejam abertas e nelas sejam oferecidas, pelo clero, múltiplas oportunidades de celebração do sacramento da Reconciliação.
 
Setúbal, 10 de Dezembro de 2015.
 
+ José Ornelas Carvalho
Bispo de Setúbal
 
Padre António Manuel Costa Marques
Chanceler

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

D. Nuno Brás - Direito e Leis

Há já muito tempo que nos tentam vender a ideia de que as leis fazem o Direito. Ou seja, que as leis, fruto da vontade do “legislador”, fazem com que um acto seja bom. Como se a dignidade do ser humano mudasse consoante as leis que estão em vigor. No entanto, creio que parece evidente que a dignidade do ser humano e o Direito que dela dimana não mudam consoante a vontade daqueles que fazem as leis. É mesmo independente da vontade humana, está acima dela.
 
É claro que não podemos deixar de fazer aqui a distinção entre leis aprovadas por uma maioria representativa dos cidadãos e aquelas que são impostas por um qualquer ditador. Contudo, não devemos também esquecer a possibilidade de uma “ditadura da maioria”. É que nem sempre uma maioria parlamentar que aprova um conjunto de leis as elabora de modo a corresponderem à dignidade da pessoa humana. O mesmo é dizer: de modo a que essas leis expressem o Direito e ajudem os seus cidadãos a praticar o bem.
 
É que não são as leis que determinam o que é bom e o que é mau. Quando muito, estabelecem a fronteira entre aquilo que, num determinado Estado, é permitido ou proibido. A dignidade humana (e o Direito que dela dimana) está muito acima das leis (por exemplo, não é porque num país é permitido matar por causa da religião que isso se torna numa coisa boa).
 
As leis deveriam expressar o Direito. Mas nem sempre isso acontece. Existem leis más, que permitem aos cidadãos fazer o mal. Podem não ser sujeitos a multas; podem não ser olhados como tendo praticado uma ação má – mas nem por isso aquilo que fazem a coberto dessas leis é bom.
O Parlamento português, com votos de todos os quadrantes políticos, apressou-se, logo no início desta legislatura, a aprovar leis más, que colocam em causa a dignidade do ser humano e das realidades primeiras que são a sua vida e a sua família, e que deveriam ser respeitadas acima de qualquer lei. Se isto for um indicativo do que vai ser esta legislatura, mal irá o Direito no nosso país e, com ele, a dignidade da pessoa humana.
 
Há já muito tempo que nos tentam vender a ideia de que as leis fazem o Direito. Ou seja, que as leis, fruto da vontade do “legislador”, fazem com que um acto seja bom. Como se a dignidade do ser humano mudasse consoante as leis que estão em vigor. No entanto, creio que parece evidente que a dignidade do ser humano e o Direito que dela dimana não mudam consoante a vontade daqueles que fazem as leis. É mesmo independente da vontade humana, está acima dela.
 
É claro que não podemos deixar de fazer aqui a distinção entre leis aprovadas por uma maioria representativa dos cidadãos e aquelas que são impostas por um qualquer ditador. Contudo, não devemos também esquecer a possibilidade de uma “ditadura da maioria”. É que nem sempre uma maioria parlamentar que aprova um conjunto de leis as elabora de modo a corresponderem à dignidade da pessoa humana. O mesmo é dizer: de modo a que essas leis expressem o Direito e ajudem os seus cidadãos a praticar o bem.
 
É que não são as leis que determinam o que é bom e o que é mau. Quando muito, estabelecem a fronteira entre aquilo que, num determinado Estado, é permitido ou proibido. A dignidade humana (e o Direito que dela dimana) está muito acima das leis (por exemplo, não é porque num país é permitido matar por causa da religião que isso se torna numa coisa boa).
 
As leis deveriam expressar o Direito. Mas nem sempre isso acontece. Existem leis más, que permitem aos cidadãos fazer o mal. Podem não ser sujeitos a multas; podem não ser olhados como tendo praticado uma ação má – mas nem por isso aquilo que fazem a coberto dessas leis é bom.
 
O Parlamento português, com votos de todos os quadrantes políticos, apressou-se, logo no início desta legislatura, a aprovar leis más, que colocam em causa a dignidade do ser humano e das realidades primeiras que são a sua vida e a sua família, e que deveriam ser respeitadas acima de qualquer lei. Se isto for um indicativo do que vai ser esta legislatura, mal irá o Direito no nosso país e, com ele, a dignidade da pessoa humana.
 
http://www.vozdaverdade.org/site/index.php?id=5113&cont_=ver3
 
 

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

África: Papa concluiu viagem em nome da paz e do diálogo

(Lusa)

(Lusa)
(Lusa)
Agência Ecclesia     

Quénia, Uganda e República Centro-Africana foram etapas de visita acompanhada por multidões em festa

Lisboa, 30 nov 2015 (Ecclesia) - O Papa concluiu hoje na República Centro-Africana (RCA) a sua primeira viagem a África, com mensagens e gestos pela paz e o perdão particularmente significativos neste país, marcado pelas guerras e conflitos inter-religiosos.

Numa visita que se iniciou há seis dias, no Quénia, Francisco fez história este domingo ao abrir, pela primeira vez, a porta santa de um Jubileu fora de Roma.

O Ano Santo da Misericórdia começou assim a ser vivido na RCA, um território marcado pela violência, para travar a “espiral” da vingança e do ódio, segundo o Papa.

“Bangui torna-se a capital espiritual da oração pela misericórdia do Pai”, explicou, à porta da Catedral da cidade.

Pouco depois de chegar à capital da RCA, Francisco tinha mergulhado no entusiasmo das crianças e das centenas de pessoas que estavam à sua espera, algumas ainda incrédulas, no campo de refugiados da paróquia de São Salvador.

“Desejo para vós e para todos os centro-africanos a paz, uma grande paz entre vós. Que possais viver em paz, qualquer que seja a etnia, cultura, religião, estatuto social. Mas todos em paz! Todos, porque todos somos irmãos”, sublinhou, numa mensagem que viria a repetir hoje na mesquita central de Bangui.

“Juntos, digamos não ao ódio, à vingança, à violência, especialmente aquela que é perpetrada em nome duma religião ou de Deus. Deus é paz, salam”, apelou.

Francisco partira esta sexta-feira do Uganda, onde centrou as suas intervenções na herança deixada pelos mártires católicos e anglicanos que foram perseguidos e mortos em finais do século XIX, bem como no compromisso social junto dos mais desfavorecidos que deriva da vivência da fé.

“A minha visita visa ainda chamar a atenção para a África no seu conjunto, para a promessa que representa, as suas esperanças, as suas lutas e as suas conquistas”, disse no palácio presidencial.
Antes, no Quénia, deixou mensagens contra o terrorismo, a exploração dos mais pobres e em defesa do meio ambiente.

Num país que tem sido alvo de vários ataques terroristas nos últimos anos, Francisco defendeu a “tolerância e o respeito pelos outros”, em particular no diálogo entre religiões.

A 21.ª Conferência da ONU sobre Alterações Climáticas que começou hoje em Paris não foi esquecida e o Papa sustentou que um eventual fracasso na COP21 seria “catastrófico” para a humanidade.

A visita de Francisco a África, 11ª viagem internacional do pontificado, levou-o a percorrer 11 727 quilómetros em mais de 17 horas de voo.

Centenas de milhares de pessoas acompanharam os vários momentos da visita, em clima de festa, junto do Papa que se deslocou maioritariamente em veículo aberto, apesar das preocupações de segurança que se levantavam.

O regresso a Roma está previsto para as 18h45 (17h45 em Lisboa) desta tarde.
OC

sábado, 31 de outubro de 2015

Dia de Fieis Defundos - Horários das Celebrações

09.00 h - Missa na Igreja Paroquial

17.00 h -  Missa no Cemitério

21.30h - Missa na  Igreja Paroquial


    segunda-feira, 19 de outubro de 2015

    Ordenação Episcopal de D. José Ornelas

    Ordenação Episcopal de D. José Ornelas
     
    Nota pastoral
     
    Caros Diocesanos
     
    No dia 25 vamos participar na Ordenação de D. José, nosso bispo eleito desde 24 de Agosto. É um momento grande para a Diocese como o têm sido outros: momento de festa, de alegria, de esperança, de manifestação de fé e de comunhão eclesial. Momento a que se associará a Imagem Peregrina de N.a S.ra de Fátima que nesse dia começa a sua visita à nossa Diocese.
     
    Todos estamos chamados a participar nesse acto importante e queremos vivê-lo estando presentes na companhia dos nossos convidados. Dado que a Sé é pequena, para uma celebração tão grande, vai ser colocado um tolde no Largo em frente e com algumas cadeiras. Mas, mesmo assim, muitos terão de ficar de pé. Espero que esta circunstância não impeça ninguém de estar fisicamente presente. As pessoas que ficarem fora da Sé terão a possibilidade, umas, de estarem sob o tolde e, todas, de ver e acompanhar a celebração através de écrans que vão ficar em frente da Sé e do lado esquerdo da Sé como quem olha para a fachada da Sé.
    Sei que tendes um coração grande e que ides dar provas dele novamente. Que ninguém se desmobilize pelo facto de não poder estar dentro da Sé. Vinde e tornai a festa ainda maior.
    Aos idosos, aos doentes e aos que não puderem estar fisicamente presentes peço que nessa hora, onde quer que estejam, pensem no que está a acontecer e que rezem pelo D. José.
     
    Entretanto peço a atenção para alguns pormenores:
    Não haverá circulação de automóveis nem estacionamento na Praça do Quebedo e ruas adjacentes à Sé, pelo que os convidados sem livre-trânsito e os demais fiéis devem estacionar do lado nascente do apeadeiro, para lá do túnel sob a linha férrea;
     
    A imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima estará na Sé às 15 horas onde será acolhida por mim, entrando depois na Sé;
    Às 15,30 horas o Senhor D. Manuel Martins e eu próprio com o Colégio de Consultores à porta da Sé acolheremos o Senhor D. José que virá da Casa Episcopal acompanhado pelo Sr. Vigário Geral e os escuteiros;
    A Celebração da Eucaristia terá início às 16 horas.
     
    Como tem sido anunciado, no dia 26 às 18 horas, celebraremos na Sé os 40 anos da ordenação episcopal do Senhor D. Manuel Martins. Espero a vossa presença feliz e numerosa.
     
    Que feliz coincidência! Praticamente no mesmo dia – dia 26 e dia 25 mas separados por quarenta anos – a nossa Sé será lugar da ordenação do seu primeiro e terceiro bispo!
    Entretanto peço que continueis a preparar o acolhimento e a ordenação do nosso terceiro bispo com a vossa oração diária e em família, se possível. Não vos esqueçais de continuar a rezar pelos abundantes frutos do Sínodo da Família a decorrer em Roma e ainda pelos frutos da visita da Imagem peregrina à Diocese. Rezai também pelo Senhor D. Manuel Martins.
     
    Saúdo a todos como rosto de Jesus, rezo por todos vós e confio-me à vossa oração.
     
    Setúbal, 12/10/2015
    + Gilberto, Administrador Apostólico da Diocese de Setúbal

    domingo, 18 de outubro de 2015

    Peregrinação a Vila Viçosa 17 05 2015


    Consagração da Paróquia do Seixal

    Consagração da Paróquia do Seixal
    a Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Rainha de Portugal




    Senhora da Conceição, aqui estamos a vossos pés. Nós, a Paróquia do Seixal, que vos está confiada desde sempre. Queremos dizer-vos que sois a nossa Rainha, que sois a nossa querida Mãe.

    Mãe-Rainha, convosco a nossa Paróquia quer servir Jesus. Por isso, estamos a vossos pés. Senhora, ensina-nos a dizer «sim». Augusta Senhora, ensina-nos a amar Jesus. Rainha de toda a beleza, ensina-nos a fazer das nossas vidas lugares de beleza, da beleza da santidade de Jesus. Senhora da Mensagem, ensina-nos a levar Jesus a todos. Senhora do Silêncio, ensina-nos a fazer a vontade de Deus, vós que sois o exemplo supremo de fidelidade à Santa Vontade de Deus.

    Salve, nobre Padroeira! Aqui estamos no vosso Solar bendito de Vila Viçosa, onde os nossos reis vos juraram fidelidade. Também nós, Paróquia do Seixal, pela voz do seu pastor, queremos jurar essa mesma fidelidade. Queremos dizer-vos que és a Senhora das nossas vidas. Aqui, nesta Igreja, rezaram S. Nuno de Santa Maria, St.ª Beatriz da Silva e S. João Paulo II. Também nós vos rezamos dizendo que, guiados por vós, nossa Mãe, queremos crescer na Santidade.

    Consagramos a vós, celeste Rainha, a nossa querida Paróquia, as nossas famílias, os doentes, aqueles que vivem afastados de Jesus e da Sua Igreja, de quem vós, Senhora, sois a Mãe.

    Querida Mãe, cuida de nós! Somos vossos! A nossa Paróquia é vossa! Santa Maria de Portugal, daqui, do altar da Pátria, acompanha a nossa Paróquia e cada um de nós.

    Mãe da Família de Nazaré, sê amparo das nossas Famílias, ajudai-nos a ser sinal da santidade do Matrimónio.

    Senhora do Sim, intercede pelos nossos jovens, para que também eles saibam dizer SIM à vontade de Deus nas suas vidas. Que muitos digam «sim» ao Sacerdócio e gastem a sua vida pela salvação das almas. Que muitos abracem a vida consagrada e sejam sinal do Reino de Deus no meio do mundo.

    Senhora da saúde, cuidai dos nossos doentes. Que eles saibam oferecer a sua doença, as suas dores e muitas vezes o seu abandono, como sacrifício agradável ao vosso Filho, o médico divino.

    Senhora da Caridade, olhai para os nossos pobres. Neles, o vosso Filho continua a mendigar de porta em porta. Que a nossa Paróquia seja exemplo de amor a Jesus pobre.

    Senhora da Glória, ensina-nos a dar glória ao vosso Filho, na celebração dos Sagrados Mistérios da nossa Fé, na oferta do Santíssimo Sacrifício da Missa, onde o vosso Divino Filho se oferece por todos os homens.

    Senhora da Vitória, conduz-nos à vitória de Jesus, alcançada pela Sua Santa Cruz. Levai-nos à vitória que é ser de Jesus.

    Mãe, Rainha e Senhora de todos os títulos e de todos os nomes, somos vossos! Cada um de nós. TOTUS TUUS! Leva-nos a Jesus! Ámen.



    Pe. Tiago Ribeiro Pinto

    Homilia - Santa Missa no Santuário Nacional e Real de Nª Srª da Conceição de Vila Viçosa

    Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Seixal
    Santa Missa no Santuário Nacional e Real de N.ª Sr.ª da Conceição de Vila Viçosa
    17 de Outubro de 2015


    Homilia


    Caros paroquianos, estamos hoje aqui, neste Real Santuário, tão importante na história de Portugal. Estamos no «Solar da Padroeira», como assim é chamado. Estamos perto da nossa Rainha, a Senhora da Conceição.

    É uma graça a Paróquia do Seixal estar aqui… Neste santuário, erguido pelos nossos maiores, para perpetuar o amor da nação Lusa à Mãe do Céu. Aqui sentimos a presença materna da Senhora mais bela, ornada do ouro mais fino. Não percebemos bem a graça que é estarmos tão perto desta imagem, mandada trazer de Inglaterra por S. Nuno de Santa Maria, que aqui tantas vezes rezou… Diante desta Senhora já se ajoelharam vários santos: S. Nuno, St.ª Beatriz da Silva, S. João Paulo II. Igualmente diante dela se ajoelharam muitos reis, especialmente o Sr. D. João IV, que, depois de aclamado Rei, lhe jura fidelidade e, a 25 de Março de 1646, a proclama solenemente Rainha de Portugal e de todo o Império português. Desde então, os Reis de Portugal nunca mais usaram a Coroa Real nas suas régias cabeças, pois a Coroa era - e é - de Nossa Senhora da Conceição. Os reis eram sempre representados ao lado da coroa e, na cerimónia de aclamação, este símbolo nacional ficava repousado sobre uma almofada. Como isto é belo! Portugal é Terra de Santa Maria e o que muitos não sabem é que Portugal tem uma Rainha, Nossa Senhora. Pois bem, meus caros, deixemos que esta Rainha reine nas nossas vidas, pois reinando Maria é Jesus quem reina nas nossas vidas! Porque tudo Maria entrega a Jesus.

    Diante dela todo o Portugal se inclina, reis, rainhas. Aliás, ainda hoje esta imagem é vestida com os vestidos e mantos das Rainhas de Portugal, que ao longo dos séculos lhe foram oferecendo, bem como as mais belas jóias, pois ela é a Rainha ornada com o ouro de Ofir.

    Tantos ao longo dos tempos lhe juraram fidelidade. Ela é a honra do nosso Povo! E tanto povo simples aqui veio. É o que a nossa querida Paróquia faz hoje. Vem junto da nobre Padroeira, para lhe dizer que a amamos; que, como ela, queremos ser de Jesus e dar testemunho de Jesus; que, como ela, queremos cumprir a vontade de Deus na nossa vida: sermos santos!

    Nossa Senhora sempre confessou e deu testemunho de Jesus. Toda a sua vida foi e é colocada ao serviço do Seu Filho. Olhamos para ela, nesta imagem, vestida de Rainha, porque o é! Coroada e adornada de joias belas, mas porque está ela assim? Porque serviu Jesus, porque se manteve firme junto à Cruz, onde o Filho agonizou e morreu. Porém, ela sabia que não ficaria por ali… Heróica no seu posto, sabia que o Filho não faltaria à Sua Igreja! Nunca faltará! Pela sua firmeza no seu SIM, Nossa Senhora, hoje, é exaltada em todo o mundo! Ela, a Rainha e Mãe, é apresentada como exemplo perfeito de quem confessou, seguiu e deu testemunho de Jesus.


    Pois bem, hoje queremos dizer-lhe alto e bem alto que a nossa Paróquia é dela e só dela! Que a Senhora da Conceição cuide de nós sempre! Que nos ensine cada vez mais a ser de Jesus e da Sua Igreja Santa!

    terça-feira, 13 de outubro de 2015

    Filme FATIMA NO MUNDO


    Está disponível em todas as TV a CABO, na secção de ‘videoclube’ o filme FÁTIMA NO MUNDO . Trata-se de um documentário, filmado ao longo de quatro anos pelo mundo inteiro. Relata numa linguagem simples e dinâmica de como a devoção a Nossa Senhora de Fátima toca o coração e a vida de tantas pessoas em culturas diferentes. São imagens e testemunhos surpreendentes e emocionantes , que reforçam o sentido de união e de esperança.

    O autor, Manuel Arouca, mais conhecido pela escrita de telenovelas como ‘Jardins Proibidos’ e ‘ Filha do Mar’ , entre outras, teve a colaboração da sua mulher, Cristina, na pesquisa e na coordenação e o aval do próprio Santuário de Fátima.

    A qualidade de imagem e produção do filme , obteve o reconhecimento dos dirigentes do audiovisual , pelo que foi selecionado para passar nos cinemas (no ano passado) , em cartaz ao lado dos filmes de Hollywood , passando na televisão, no dito ‘videoclube’ . Para aceder , deve-se digitar o título do filme FATIMA NO MUNDO com o comando da tv a cabo , em ‘pesquisa’.

    sábado, 10 de outubro de 2015

    Programa Completo da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese de Setúbal

    Visitados na alegria

    BML | 05/10/2015 12:10


    É já no próximo dia 25 de Outubro que chega à Diocese de Setúbal a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. E chega em clima de grande júbilo, pela Ordenação naquele mesmo dia do novo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, na Sé, e no dia seguinte pela passagem dos 40 anos da Ordenação de D. Manuel Martins, I Bispo de Setúbal.

    É aliás direita à Sé de Setúbal que a imagem vai em primeiro lugar, vinda da Diocese de Portalegre/Castelo Branco, para estar na celebração da Ordenação Episcopal e tomada de posse do terceiro prelado sadino, na tarde do dia 25.

    O «Notícias de Setúbal» já apurou que D. José Ornelas vai mesmo acompanhar a imagem em alguns dos principais momentos, ao longo dos dias da sua peregrinação pelas terras de Setúbal, o que também será outro motivo de alegria pelo facto de ser deste modo o primeiro contacto do novo bispo com a sua diocese. O programa da visita prossegue logo nesse mesmo dia, com a ida para a Vigararia do Montijo, a primeira a ser visitada.

    VIGARARIA DO MONTIJO

    Dia 25 de Outubro:

    Paróquia de Marateca

    21h00 – Receção; Reflexão; Ato de Piedade; Visita aos Bombeiros; Visita a Igreja de
    Poceirão

    Paróquia de Santo Isidro de Pegões

    22h45 – Receção/Homenagem e Consagração a Nossa Senhora
    Paróquia de Pegões Cruzamento

    23h25 – Receção; Meditação e Terço; Consagração a Nossa Senhora


    Dia 26 de Outubro:

    Paróquia de Canha

    00h15 - Visita ao quartel dos Bombeiros; Vigília de Oração na Igreja Paroquial; 06h35
    – Despedida
    Santuário de Nossa Senhora da Atalaia

    07h00 - Chegada ao Santuário de Nossa Senhora da Atalaia; Receção no Passil; 07h30 -
    Terço no Santuário; 08h00 - Missa; Saudação dos Meninos e Famílias do Centro
    Paroquial da Atalaia
    Paróquia de Alcochete

    09h00 - Chegada à Paróquia de Alcochete; Receção na Matriz; Visita ao Lar da
    Misericórdia; Passagem por S. Francisco
    Paróquia do Samouco
    Base Aérea Nº 6

    12h00 - Concentração no limite da freguesia, receção da Imagem e cortejo automóvel
    até à Porta de Armas da Base Aérea Nº 6; 12h30 - Chegada à Base Aérea Nº 6; 13h10 -
    Saída da Porta de Armas; 13h30 - Chegada à Paróquia do Samouco; Saudação de Boas
    Vindas; participação das crianças da Pré-Escola e Escola do 1º Ciclo, jovens, adultos e
    idosos; 13h40 - Liturgia da Palavra; Poema e cântico a Nª Senhora; Consagração a
    Nossa Senhora de Fátima; 14h10 - Procissão com oração do terço e cânticos até ao
    limite da Freguesia do Samouco
    Paróquia do Montijo

    15h00 - Chegada à Paróquia do Montijo; Visita à Escola Primária da Caneira; Visita ao
    Centro Paroquial Papagaio; Visita ao Estabelecimento Prisional; Passagem pelas
    Escolas Pedro Varela e Jorge Peixinho; Visita ao Centro Paroquial Girassol;
    Na Igreja Matriz do Espírito Santo do Montijo, Terço e Missa; 21h00 - Procissão
    Vicarial de Velas para a Igreja dos Pastorinhos; Passagem pelo Hospital; Passagem pelo
    Lar da Misericórdia; Bairro do Esteval; 23h00 - Igreja dos Pastorinhos; Vigília noturna
    animada pelas paróquias

    Dia 27 de Outubro:

    Paróquia do Afonsoeiro

    08h00 - Chegada à Igreja do Afonsoeiro; Passagem pela Escola Secundária Poeta
    Joaquim Serra; Missa na Igreja
    Paróquia de Sarilhos Grandes

    10h00 - Chegada à Paróquia de Sarilhos Grandes; Passagem pelas ruas da Lançada;
    Terço na Igreja Paroquial; 12h00 - Chegada ao Alto Estanqueiro e Jardia; Terço na
    Junta de Freguesia; Passagem pelas ruas da Jardia até ao limite do Pinhal Novo
    Paróquia do Pinhal Novo

    14h00 – Chegada à Paróquia do Pinhal Novo; Receção; Procissão; Visita ao Centro
    Social; Homenagem no Adro da Igreja; 18h00 - Partida da Imagem para a Vigararia de
    Palmela/Sesimbra

    VIGARARIA PALMELA/SESIMBRA

    Dia 27 de Outubro:

    Paróquia de Palmela

    18h30 - Chegada da Imagem à Igreja Paroquial de Palmela; 21h00 - Procissão de velas
    em Palmela; Pernoita nos Bombeiros ou na Igreja de Palmela
    Dia 28 de Outubro:
    Paróquia de Quinta do Anjo

    09h00 - Visita à Igreja da Quinta do Anjo; 12h30 - Procissão com imagem da Quinta do
    Anjo para Azeitão
    Paróquias de Azeitão

    13h00 - Passagem na igreja de São Simão de Azeitão em Vila Fresca de Azeitão depois
    Brejos de Azeitão; 13h30 - Visita à escola da Brejoeira em Brejos de Azeitão; 14h30 -
    Visita ao Hospital Nossa Senhora da Arrábida; 16h00 - Procissão com a imagem de
    Brejos de Azeitão para Vila Nogueira de Azeitão. Passagem pela Igreja de São
    Lourenço de Azeitão; 16h45 - Visita ao Lar do AURPIA em Vila Nogueira de Azeitão.
    Depois regresso a Brejos de Azeitão; 18h15 - Visita ao Lar do SMAS em Brejos de
    Azeitão; 19h15 - Receção da imagem no Parque do Morango em Brejos de Azeitão;

    19h30 - Terço ao vivo no Parque do Morango (catequese e escuteiros); 20h30 - Partida
    do Parque do Morango para o parque da Quinta do Conde
    Paróquia da Quinta do Conde

    21h00 - Receção da imagem no parque da Quinta do Conde; 21h30 - Procissão de velas
    do parque da Quinta da Conde para a Igreja de Nossa Senhora da Esperança. Pernoita na
    Quinta do Conde
    Dia 29 de Outubro:
    Paróquia do Castelo de Sesimbra

    09h30 - Visita ao Centro Paroquial do Castelo de Sesimbra; 11h30 - Visita ao Lar
    Cascuz
    Paróquia de S. Tiago de Sesimbra

    14h00 - Acolhimento pelos Bombeiros em Sesimbra; 15h00 - Visita ao Lar da Santa
    Casa da Misericórdia e Sesimbra; 17h00 - Despedida da imagem junto da marginal de
    Sesimbra; entrega à Vigararia do Seixal

    VIGARARIA DO SEIXAL

    Paróquia de Fernão Ferro

    18h00 – Chegada a Fernão Ferro; 19h00 - Ângelus e terço (Coreto: R. da Igreja/R. 25
    de Abril)
    Paróquia de Pinhal de Frades

    20h00 – Chegada a Pinhal Frades (Jardim da Rua da Paz: R. da Paz/ Av. Pinhal de
    Frades)
    Paróquia da Arrentela

    21h00 – Chegada à Torre da Marinha: igreja de Nª Srª de Fátima; 21h30 - Celebração
    Mariana
    Dia 30 de Outubro:

    10h00 - Visita PSP; 11h00 – Quinta do Álamo: Aliança Misericórdia
    Paróquia de Paio Pires

    12h00 – Chegada a Paio Pires: (Largo Dom Paio Peres Correia) Ângelus e terço; 13h00
    - Saudação a Nª Srª pelos idosos da AURPAPP; 13h30 – Chegada ao Casal de Marco
    (Jardim Parque da Juventude: R. da Infância)

    Paróquia da Amora

    14h30 - Visita ao CAPA; 15h30 – Igreja de Nª Srª Monte Sião (adro da igreja); 16h30 -
    Visita ao bairro da Quinta Princesa; 17h30 - Visita aos Foros de Amora; 18h15 - Igreja
    Beato Scalabrini; 18h30 - Oração com movimentos; 19h30 - Oração com crianças

     20h00 – Missa e Consagração a Nª Senhora; 21h00 - Procissão de velas para o Seixal

    Paróquia do Seixal

    24h00 - Vigília Mariana

    Dia 31 de Outubro:

    09h00 - Missa Santa Maria: Consagração a Nossa Senhora; 10h00 - Consagração da
    Vigararia a Nª Senhora

    Paróquia de Vale de Milhaços

    10h30 - Verdizela: Visita ao lar "Solar da Verdizela"; 12h00 - Pinhal Vidal: Igreja de S.
    João Baptista
    Paróquia de Corroios

    13h00 - Santa Marta: Visita ao cemitério de Santa Marta; 14h00 - Corroios: Visita à
    Escola do 1º Ciclo da Quinta Campo; Oração com crianças e famílias; 15h00 - Corroios:
    Jardim da Água: Ângelus e Terço
    Paróquia de Miratejo

    16h30 - Visita à AURPIM;17h30 – Igreja da Sagrada Família ; Vésperas e Consagração
    a Nossa Senhora; 18h30 – Procissão de velas para Feijó; 19h00 – Entrega da imagem à
    Vigararia de Almada

    VIGARARIA DE ALMADA

    Dia 31 de Outubro:

    Paróquia do Laranjeiro/Feijó

    19h00 – Receção da Imagem em procissão na Praceta Lopes Graça (Laranjeiro);
    momento com os doentes e os mais desfavorecidos; Procissão para a Igreja de São José
    Operário (Feijó); 21h00 – Eucaristia; Vigília de Oração durante toda a noite
    Dia 01 de Novembro:

    08h00 – Eucaristia no Feijó, seguindo-se a procissão para entrega da Imagem à Paróquia
    da Cova da Piedade
    Paróquia da Cova da Piedade

    10h00 – Receção da Imagem na Igreja Nossa Senhora de Fátima, Cova da Piedade;

    10h30 – Recitação do terço animado pelas crianças da catequese e do Centro Paroquial;

    11h30 – Eucaristia; 12h30 – 14h30 – Oração Mariana animada pelos diferentes grupos
    da paróquia; 14h45 – Entrega da Imagem à Paróquia de Cacilhas
    Paróquia de Cacilhas

    14h45 – Receção da Imagem na Igreja de Cacilhas, onde integrará a procissão em honra
    de Nossa Senhora do Bom Sucesso; 18h00 – Entrega da imagem à Paróquia de Almada
    Paróquia de Almada

    18h00 – Receção da Imagem na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Almada; 21h00
    – Eucaristia; Vigília de Oração durante toda a noite

    Dia 02 de Novembro:

    10h00 – Eucaristia, seguindo-se procissão para entrega da imagem à Paróquia do Pragal
    Paróquia do Pragal

    11h30 – Receção da imagem na Ermida de São Sebastião, Pragal; Recitação do Terço;
    Consagração da comunidade a Nossa Senhora; 14h00 – Eucaristia; 15h00 – Entrega da
    imagem ao Seminário Maior de São Paulo de Almada
    Seminário Maior de São Paulo de Almada

    15h10 – Receção da Imagem peregrina onde haverá um momento de oração, seguindo a
    imagem para o Santuário de Cristo Rei

    Santuário de Cristo Rei

    16h00 – Receção da Imagem no Santuário de Cristo Rei; 17h00 – Eucaristia; 18h15 –
    Saída do Santuário em carro para a Paróquia de São Francisco Xavier da Caparica, que
    a receberá no início da Rua Torrado da Silva, logo a seguir ao viaduto sobre a
    autoestrada.

    VIGARARIA DE CAPARICA

    Dia 02 de Novembro:

    Paróquia de São Francisco Xavier

    18h30 – Receção e Procissão para S. Francisco Xavier; 21h00 – Procissão de S.
    Francisco Xavier para a Igreja do Monte de Caparica
    Paróquia do Monte de Caparica
    23h00 - Chegada da Imagem; Vigília de Oração durante toda a noite
    Dia 03 de Novembro:
    8h00 – Missa na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova; 9h00 -
    Terço no Instituto Egas Moniz

    Paróquia da Trafaria

    9h45 – Entrega à Paróquia da Trafaria; Passagem por Pêra; Celebração Mariana – Largo
    da República frente à Igreja Paroquial da Trafaria; Passagem pelo 2º Torrão e pela Cova
    do Vapor
    Paróquia da Costa de Caparica
    11h30 – Chegada à Paróquia da Costa de Caparica. Celebração na Igreja Paroquial com
    unção dos doentes e celebração com crianças
    Paróquia de Vila Nova de Caparica
    14h30 – Receção no Colégio Campo de Flores em Vila Nova; Escola de Vila Nova e
    Centro Social da Sagrada Família; 17h30 – Igreja Matriz, com possível ida a espaço
    público na zona do Alto do Índio; 21h00 – Grande procissão de velas para a Igreja de Vale Figueira

    Paróquia de Vale Figueira

    23h00 – Chegada da Imagem; Vigília de Oração durante toda a noite

    Dia 04 de Novembro

    12h00 – Visita ao Vale d’Acor
    Paróquia da Charneca de Caparica
    14h00 – Chegada da Imagem à Charneca de Caparica; Celebração Mariana ao ar livre
    em local a determinar, se o tempo o permitir; depois, ida até ao Adro da capela S. José,
    com breve oração mariana; 17h30 – Saída em cortejo automóvel para entrega à

    Vigararia do Barreiro


    VIGARARIA DO BARREIRO/MOITA

    Dia 04 de Novembro

    Paróquia de Santa Maria do Barreiro

    18h30 - Chegada à Igreja de Santa Maria; 21h00 - Procissão de velas para a Paróquia de
    Santo André

    Paróquia de Santo André

    23h00 - Chegada da Imagem; Vigília dinamizada pelos jovens, até à 01h00

    Dia 05 de Novembro:

    09h00 - Partida para os Bombeiros da Salvação Pública; 10h00 - Chegada à
    Misericórdia do Barreiro; Encontro com Idosos

    Paróquia de Santa Cruz do Barreiro

    11h00 - Chegada à Reitoria de Nossa Senhora do Rosário

    Paróquia do Lavradio

    12h00 - Chegada à Paróquia do Lavradio

    Paróquia de Palhais/S. António

    17h00 - Chegada à Igreja de Palhais; Visita aos vários Centros de Culto; 17h30 -
    Chegada a Santo António

    Paróquia da Baixa da Banheira

    19h30 - Chegada ao Vale da Amoreira e depois Igreja Paroquial; 21h00 - Procissão para
    Alhos Vedros

    Paróquia de Alhos Vedros

    23h00 - Chegada da Imagem

    Dia 06 de Novembro:

    10h00 - Visita ao Lar de Idosos, Arroteias e Fonte da Prata

    Paróquia da Moita

    13h00 - Chegada à Paróquia da Moita; 15h00 - Visita à Sede dos Bombeiros e Casa dos
    Marcos; 18h00 - Saída para a Vigaria de Setúbal

    VIGARARIA DE SETÚBAL

    Dia 06 de Novembro:

    Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

    18h45 - Chegada da Imagem à entrada do Bairro da Bela Vista; Cânticos, Procissão de
    Velas, parando no Centro de Nª Srª da Paz, com Saudação, seguindo para a Igreja de Nª
    Srª da Conceição; 19h00 – Eucaristia; 20h30/22h00 - Oração Mariana animada pelos
    diferentes Grupos e Movimentos; 22h00 - Exposição do Santíssimo e Sacramento da
    Reconciliação; 24h00 - Partida para a Paróquia de São José

    Paróquia de São José

    Dia 07 de Novembro
    00h15 - Chegada à Paróquia de São José; Vigília de Oração Noturna; 09h00 –
    Eucaristia; 10h30 - Chegada ao Estabelecimento Prisional para visita e saudação; 12h00
    - Chegada ao Hospital de São Bernardo; Eucaristia; 14h00 – Chegada à Casa do Gaiato;
    15h30 – Chegada ao Centro Jovem Tabor

    Paróquia de Santa Maria e São Julião

    17h00 - Chegada a São Julião; Tempo de oração, reflexão e louvor com as Catequeses;
    18h30 - Tempo de oração; 21h00 - Saída em Procissão de Velas para o Auditório da
    Anunciada, passando pela Doca dos Pescadores e Quartel dos Bombeiros
    Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada
    22h30 - Chegada ao Auditório da Anunciada; Vigília de Oração Noturna
    Dia 08 de Novembro
    09h30 - Oração da manhã; 10h15 - Passagem do filme para crianças "O dia em que o sol
    bailou"; 11h00 – Eucaristia; 14h30 - Saída para o Largo Zeca Afonso

    FESTA DIOCESANA DE DESPEDIDA

    14h30 - Momento Musical; 15h30 – Celebração Mariana presidida pelo Sr. D. José
    Ornelas de Carvalho, Bispo de Setúbal; 17h00 - Partida da Imagem em cortejo
    automóvel para a Arquidiocese de Évora, Paróquia da Boa Fé.

    Jornal de Noticias Logo