segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Vaticano: João Paulo II e João XXIII vão ser canonizados a 27 de abril de 2014

Cidade do Vaticano, 30 set 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu esta segunda-feira a um consistório ordinário público no Vaticano para aprovar as causas de canonização de João Paulo II e João XXIII, marcando a cerimónia para 27 de abril de 2014.
A data escolhida coincide com o segundo domingo do tempo pascal, da Divina Misericórdia, celebração instituída por João Paulo II e na véspera da qual o Papa polaco faleceu, em 2005.
A celebração teve início às 10h00 (menos uma em Lisboa), com a presença dos cardeais residentes e presentes em Roma.
Durante a viagem de regresso do Brasil o Papa justificou a decisão de juntar no mesmo dia a canonização dos seus dois predecessores: "Fazer a cerimónia de canonização dos dois juntos quer ser uma mensagem para a Igreja: estes dois são bons, eles são bons, são dois bons".
Francisco reconheceu oficialmente um segundo milagre de João Paulo II em julho, depois de ter recebido o parecer favorável da Congregação para as Causas dos Santos, o que vai permitiu avançar com a canonização do beato polaco.
O Vaticano não deu qualquer informação sobre a natureza deste segundo milagre.
No mesmo dia, Francisco aprovou a canonização de João XXIII, falecido há 50 anos, após ter recebido o parecer favorável da Congregação para as Causas dos Santos, dispensando o reconhecimento de um novo milagre.
João Paulo II foi proclamado beato por Bento XVI a 1 de maio de 2011, na Praça de São Pedro.
A penúltima etapa para a declaração da santidade, na Igreja Católica, concluiu uma primeira fase de trabalhos, iniciada em maio de 2005, incluindo o processo relativo à cura da freira francesa Marie Simon-Pierre, que o Vaticano considerou um milagre, depois do repentino desaparecimento da doença de Parkinson na religiosa.
Karol Jozef Wojtyla, eleito Papa a 16 de outubro de 1978, nasceu em Wadowice (Polónia), a 18 de maio de 1920, e morreu no Vaticano, a 2 de abril de 2005.
A Igreja Católica celebra a memória litúrgica de João Paulo II a 22 de outubro, data que assinala o dia de início de pontificado de Karol Wojtyla, em 1978, pouco depois de ter sido eleito Papa.
Angelo Giuseppe Roncalli nasceu em 1881 na localidade de Sotto il Monte, Bérgamo, onde foi pároco, professor no Seminário, secretário do bispo e capelão do exército durante a I Guerra Mundial.
João XXIII iniciou a sua carreira diplomática como visitador apostólico na Bulgária, de 1925 a 1935; foi depois delegado apostólico na Grécia e Turquia, de 1935 a 1944, e Núncio Apostólico na França, de 1944 a 1953.
Em 1953, Angelo Roncalli foi nomeado patriarca de Veneza e no dia 28 de outubro de 1958 foi eleito Papa, sucedendo a Pio XII.
João XXIII foi declarado beato pelo Papa João Paulo II no dia 3 de setembro de 2000.
Bento XVI presidiu no dia 11 de fevereiro ao último consistório ordinário público, durante o qual apresentou a sua renúncia pontificado.
A canonização, ato reservado ao Papa, é a confirmação, por parte da Igreja, de que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.
OC/LS


(Agência Ecclesia 30/09/2013)

sábado, 14 de setembro de 2013

Seixal peregrinou com o seu Bispo a Fátima

image

Cerca de duzentos peregrinos das paróquias da Anunciada em Setúbal(30), Divino Espírito Santo do Montijo(120) e N. Sra. Conceição do Seixal(40 peregrinos) peregrinaram a pé a Fátima e participaram nas celebrações de 12 e 13 de Setembro no Santuário de Fátima, sob a presidência de D.Gilberto. O tema desta peregrinação foi a esperança, na celebração de dia 12 o nosso bispo falou do caminho de amizade com Deus, na vivência sacramental como caminho de esperança e no dia 13 proferiu uma homilia centrada na esperança do céu em profunda ligação á mensagem de Nossa Senhora em Fátima e com uma grande interpelação a cada um de nós para que no quotidiano da vida sigamos pelo caminho do céu. Saudou todos os jovens presentes no Santuário mas de forma especial os " da sua querida diocese de Setúbal".

image[1]
No fim das celebrações D. Gilberto teve oportunidade de um breve encontro com os diocesanos das três paróquias referidas, a quem deixou uma palavra, sendo saudado num ambiente de grande alegria por todos pelo dom do sacerdócio, uma vez que no dia 21 de Setembro faz cinquenta anos que foi ordenado sacerdote

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Exposição de Arte Sacra em Setúbal:“VISÃO DO INFINITO - Testemunhos de Fé na Arte Sacra da Diocese de Setúbal”

Inserida no contexto das comemorações do Ano da Fé, esta exposição reúne um conjunto aproximado de uma centena de peças provenientes de diversas igrejas, capelas, conventos e outros locais de culto do atual território da Diocese de Setúbal.

Integrando objetos dos domínios da pintura, escultura, ourivesaria, mobiliário, têxtil e monografia e atravessando um arco temporal que se estende do século XV ao século XX, esta mostra pretende evocar aqueles que são os modelos de Fé do cristianismo, desde Jesus Cristo até todos aqueles que O seguiram, começando pela Virgem Maria, os Apóstolos, os discípulos, os mártires, os consagrados, os leigos, terminando no homem contemporâneo. Este percurso, inspirado no documento “A Porta da Fé” do Papa Emérito Bento XVI, é o elemento que estrutura toda a exposição, que será dividida em oito núcleos temáticos, correspondentes a cada um dos referidos modelos de Fé.

A mostra encontra-se repartida por dois polos expositivos localizados no centro histórico da cidade de Setúbal: a Capela de Santo António, por onde se inicia o percurso, e a Casa do Corpo Santo / Museu do Barroco, onde este termina.

Promovida pela Comissão de Arte Sacra da Diocese de Setúbal e comissariada pelo Professor Doutor Fernando António Baptista Pereira, a exposição poderá ser visitada desde dia 15 de setembro de 2013 às 17h00, dia de inauguração, até 24 de Novembro de 2013, de 3ª a 6ª feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e ao sábado, das 14h00 às 18h00.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Peregrinação Paroquial a pé a Fátima

07 a 13 de Setembro

A Paróquia do Seixal irá iniciar este novo ano Pastoral com uma Peregrinação a Pé a Fátima que contará com cerca de meia centena de Paroquianos, é proposta a toda a Paroquia que acompanhe esta Peregrinação em comunhão espiritual através da recitação diária do terço